Popai Brasil

O Prêmio

O Prêmio Popai Brasil

O Prêmio POPAI Brasil é a edição nacional da única premiação criada para reconhecer os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no Ponto de Venda. Estes produtos alavancam as vendas e tornam o varejo e seus produtos expostos, memoráveis e atraentes aos consumidores.

A versão brasileira da premiação foi criada em 1999 e, desde então, reconhece anualmente o que há de melhor em material de merchandising, como displays e campanhas promocionais, destinadas aos pontos de venda (PDV). O prêmio é conhecido internacionalmente como Troféu OMA (Outstanding Merchandising Achievement) e tem na figura de um índio seu símbolo principal.

Os concorrentes Associados ou não associados ao POPAI BRASIL desde que fabricantes, varejistas, produtores de materiais de PDV, escritórios de Arquitetura e Agências de Publicidade, Promoção Trade Marketing, Merchandising e Visual Merchandising que tenham criado ou produzido materiais e executado projetos no PDV do Brasil, competem pelos índios de Ouro, Prata e Bronze de acordo com a inscrição do projeto ou peça.

Um prestigiado painel de jurados, composto por empresários e executivos de indústrias de bens de consumo, varejistas, representantes de agências de publicidade, promoção, trade marketing e merchandising, fornecedores de materiais promocionais para o PDV, escritórios de arquitetura e acadêmicos brasileiros e do exterior, selecionarão e classificarão os vencedores de cada categoria concorrente.

A HISTÓRIA DO ÍNDIO NOS POPAI AWARDS

A origem do índio de madeira remonta a Inglaterra, ao ano de 1617, quando pequenas figuras de madeira foram colocadas nos balcões das lojas para representar as empresas de venda de tabaco. Assim nasceu a primeira comunicação no ponto de venda. No espírito americano empresarial esta prática espalhou-se e os vendedores de tabaco mais inovadores solicitaram imagens menos convencionais para os seus letreiros, para se distinguirem dos outros comerciantes.

Os Índios das lojas de cigarros foram desenhados para captar a atenção das pessoas que passavam e informar de que o tabaco era vendido nessa loja. Alguns mostravam imagens de tabaco nas mãos ou na sua roupa. Ao longo dos anos foram surgindo outras formas de marketing at-retail, mas os "Índios dos Cigarros" continuaram a ser usados com grande sucesso para anunciar os produtos. Uns comerciantes usavam apenas a figura no balcão, mas a grande maioria preferia usar a silenciosa figura na entrada das suas lojas.

Desta forma, e como tributo à primeira forma de Marketing at-retail, o POPAI (Associação Global de Marketing no Ponto de Venda) selecionou a figura do índio de madeira das lojas de charutos para os seus Prêmios. A maior e mais antiga competição de prémios no mundo, os POPAI Awards são o primeiro troféu que reconhece o que de mais inovador e eficaz se faz no ponto de venda para tornar os produtos mais atraentes aos olhos dos consumidores, assim como o índio da loja de charutos o fazia antigamente.